Conheça nossa
 Equipe!

Nossa equipe é formada por pesquisadores de diferentes áreas das ciências sociais aplicadas e que atuam como professores em quatro importantes instituições de ensino e pesquisa da região: Instituto Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense, Universidade Cândido Mendes e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Romeu e Silva Neto

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1993), especialização em Desenvolvimento Local pela Organização Internacional do Trabalho OIT-Turim (2001), doutorado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio (2002), Estágio Pós Doutoral na Universidad Pontificia de Salamanca – Espanha (2006), Pós-Doutorado em Economia Industrial pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós Doutorado na Linha de Pesquisa Estado e Política Pública no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana PPFH UERJ (2015). Atualmente é Professor Titular do IFF – Instituto Federal Fluminense junto ao PPEA – Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental e ao Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (SAEG), e é coordenador do curso de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde (ISECENSA). Foi bolsista CNPq SEBRAE do Projeto ALI (Agentes Locais de Inovação) de extensionismo de apoio ao desenvolvimento local por meio da inovação no período 2021-2022 e atualmente (2022-2023) é Bolsista do SEBRAE no mesmo Programa. Foi Superintendente Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Campos dos Goytacazes – RJ de 2017 a 2020. Tem experiência na área de Engenharia Civil e de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção e Desenvolvimento Econômico Local e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, pequenas empresas, cadeia produtiva e competitividade

Conhecer mais »

Vanuza da Silva Pereira Ney

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e Doutorado em Produção Vegetal (Linha de Pesquisa: Engenharia e Economia na Agricultura) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2010). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP). Atua no Departamento de Ciências Econômicas de Campos (CEC). Coordena o Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU), o Programa de Educação Tutorial Institucional Economia da UFF (ProPET) e atua como pesquisadora do Núcleo de Estudos de Economia Aplicada (NEEA). Membro do Comitê Assessor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CAP/PROPPI), para o biênio 2023-2024. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Economia Solidária e da Rede de Agroecologia da UFF. Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento, Ambiente, Políticas Públicas, Conflito e Cidadania. Temas de pesquisa: políticas públicas de emprego, trabalho e renda; políticas de desenvolvimento e planejamento regional; agricultura familiar e questão agrária; economia popular, social e solidária.

Conhecer mais »

Ludmila Gonçalves da Matta

Possui graduação em Ciências Sociais pela UENF (2002) e Serviço Social pela UNOPAR (2010). Mestre em Políticas Sociais pela UFF (2005) e Doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2012). Desde 2013 é professora da Universidade Candido Mendes (UCAM) atuando nos cursos de graduação como professora e também coordenadora do curso de Serviço Social. Faz parte do corpo docente do Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade da UCAM. Tem experiência na área de políticas públicas com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política de cotas, desenvolvimento e educação, dinâmica regional e participação social na elaboração de políticas públicas.Atualmente exerce o cardo de Diretora Geral de Relações Institucionais na Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes. (Texto informado pelo autor)

Conhecer mais »

Oseias Teixeira da Silva

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP, cuja tese de título: O ponto de ruptura: reestruturação espacial na região metropolitana do Rio de Janeiro, foi defendida em 2016 e elaborada sob a orientação da professora Sandra Lencioni. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja dissertação de mestrado de título: Centralidade e produção do espaço urbano em Alcântara – São Gonçalo (RJ), foi defendida em 2012 e elaborada sob a orientação do professor William Ribeiro. Desde Setembro de 2014 vem atuando como professor efetivo no Instituto Federal Fluminense, lecionando em disciplinas para cursos de Ensino Médio Integrado, na Licenciatura em História. Como pesquisador integra o Recime – Rede de pesquisadores sobre cidades médias, atuando nos eixos temáticos de centralidade e produção imobiliária e participando da pesquisa em andamento sobre a urbanização brasileira contemporânea. Integra ainda o Observatório dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, realizando análises relacionadas ao mercado imobiliário nesses municípios. Minhas áreas de interesse estão relacionados a geografia Urbana e Econômica, com ênfase nos agentes responsáveis pela produção do espaço urbano. Pode-se destacar ainda um bom número de artigos publicados em revistas nacionais versando sobre essas temáticas e ainda a publicação de dois livros autorais, sendo um em 2017, que corresponde a uma versão corrigida da tese de doutorado e outro no ano de 2022. O livro lançado em 2022 tem como título a lógica da produção imobiliária capitalista. Neste trabalho, partimos do entendimento de que a produção imobiliária capitalista, elemento central na produção do espaço urbano, tem uma lógica. Essa lógica pode ser compreendida a partir da generalização do conceito de rent gap, utilizado até agora apenas para entender o processo de gentrificação. Buscar a lógica da produção imobiliária consiste em explicar a origem da rentabilidade dos empreendimentos imobiliários, diretamente a partir da mudança dos usos do espaço urbano. Por meio da incorporação imobiliária, é possível transformar gastos ancorados na renda corrente dos imóveis em suas condições atuais em possíveis ganhos relacionados aos rendimentos potenciais do imóvel em sua condição futura, ou seja, após o processo de produção imobiliária. A partir do entendimento da lógica da produção imobiliária como diretamente ligada aos diferenciais de renda, podemos compreender também o significado de processos mais amplos de transformação espacial como a dispersão urbana, cuja lógica e significado também estão relacionados à busca por diferenciais de renda por parte das incorporadoras imobiliárias. (Texto informado pelo autor)

Conhecer mais »

Leandro Bruno Santos

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente (2005). É mestre (2008) e doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio sanduíche na Benemérita Univerdad Autónoma de Puebla (BUAP). Foi professor Assistente Doutor, entre 2013 e 2015, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Ourinhos. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Geografia, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), Universidade Federal Fluminense (UFF). É também credenciado como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG) no ESR/UFF. Coordena o Núcleo de Estudos em Economia Política Geográfica (NEEPG). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Reestruturação Produtiva e Novas Lógicas de Organização e Localização Industrial; Revoluções Tecnológicas e Território; Grupos Econômicos, Financeirização, Lógicas e Estratégias Espaciais. É autor dos livros “O capitalismo industrial e as multinacionais brasileiras”, em co-autoria com Eliseu Savério Sposito, e “Estado e internacionalização das empresas multilatinas”. É Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) desde 2018 e, atualmente, é Bolsista Produtividade do CNPq.

Conhecer mais »

Marta Lucia Azevedo Ferreira

Doutora em Ciências em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ), possui Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (CEFET-RJ) e Graduação em Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV-RJ) com especialização em Marketing (EPGE/FGV-RJ). Docente e pesquisadora do CEFET-RJ vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPDSP), é líder do grupo de pesquisa Cooperação Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento e foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) de 2017 a 2019. É representante institucional na Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (REPICT) ligada à Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (REDETEC) e membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). É pesquisadora do Observatório Socioeconômico dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (OBPETRO), tendo participado como docente do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PNQP/PROMINP) de 2007 a 2009. Foi docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ de 2004 a 2005 e da Escola de Negócios da UniverCidade de 2002 a 2007. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica das Telecomunicações da UCAM em 2002. Trabalhou na EMBRATEL SA de 1980 a 2004, com ênfase nas funções de Consultoria (Inteligência Competitiva), Gerência (Pesquisa de Marketing), Coordenação (Treinamento) e Planejamento/PCP (Marketing/Produção). Os principais temas de interesse são: sistemas de inovação e desenvolvimento regional/setorial; cooperação academia-indústria e educação tecnológica/em engenharia; indústria 4.0; empreendedorismo, inovação e sustentabilidade; ecoempreendedorismo e ecoinovações; responsabilidade sócio-ambiental nas organizações; gestão da tecnologia; e gestão da inovação. (Texto informado pelo autor)

Conhecer mais »

Erika Vanessa Moreira

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Presidente Prudente/SP no ano de 2012. Concluiu a graduação em 2003 e o mestrado em 2007. Realizou, no ano de 2011, estágio de doutorado – missão de estudo, na Universidade de Havana, como parte de um Projeto de Cooperação Brasil-Cuba da CAPES. É professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Geografia de Campo e do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFF/Campos. Atualmente, é bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj (2021-2024) e integra o NERU (Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos) da UFF. Realizou entre dezembro de 2022 a janeiro de 2023, o intercâmbio acadêmico profissional junto a Benemérita Universidad Autônoma de Puebla, México. Desenvolve pesquisa na área de Geografia Humana, Rural e Regional. Trabalha com os seguintes temas: rural-urbano, ruralidade, agricultura familiar, agroindústrias de lácteos, circuito espacial do leite e agricultura urbana. (Texto informado pelo autor)

Conhecer mais »

Heitor Soares Mendes

Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ), possui Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (CEFET/RJ), Especialização em Engenharia de Produção (UFRJ) e Graduação em Engenharia Mecânica-Industrial (CEFET/RJ). Atualmente é docente do CEFET/RJ, com atuação em ensino, projetos de pesquisa e extensão. É pesquisador do grupo de pesquisa Cooperação Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento. É membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). É representante institucional no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisador no Observatório Socioeconômico dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (OBPETRO). Atuou como professor colaborador no Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PNQP/PROMINP) em 2009 e 2012. De 2004 a 2008 trabalhou na Estamparia Esperança na Gerência da Produção. Permaneceu cadastrado como consultor do SEBRAE/RJ em Gestão da Produção de 2004 a 2007. De 1983 a 2002 trabalhou na Real Embalagens em Gestão Industrial e Gestão da Produção. Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas de Desenvolvimento; Extensão Tecnológica; Cooperação Tecnológica; Capacitação Tecnológica e Organizacional de Empresas; Gestão da Tecnologia e da Inovação, Tecnologia Industrial Básica (TIB). (Texto informado pelo autor)

Conhecer mais »

Henrique Rego Monteiro da Hora

Atua com abordagem interdisciplinar entre Pesquisa Operacional, Estatística e Probabilidade e Ciência de Dados (Data Analytics) na solução de problema complexos, e retorna à sociedade o investimento em pesquisa por meio do empreendedorismo – A isto chamamos de inovação, quando conectamos as demandas do mercado à soluções da academia. Mestre (UENF 2007) e Doutor UFF 2013) em Engenharia de Produção, é professor do IFF e atua no Mestrado Profissional em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão. Lidera a única Incubadora de Empresas de base tecnológica da região norte fluminense (TEC Incubadora), tendo conduzido a certificação CERNE II, o programa de incubação Cruzada ANPROTEC South África, o programa de incubação cruzada da rede federal, credenciamento como polo do Programa StartupRio, entre outros. (Texto informado pelo autor)

Conhecer mais »

Robson Santos Dias

Possui graduação em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (2006), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Cabo Frio. Como pesquisador, tem experiência nas áreas de Geografia Econômica, Análise Regional e Planejamento Urbano e Regional. É pesquisador do Observatório Socioeconômico dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (OBPETRO) e do Núcleo de Estudos em Estratégia e Desenvolvimento (NEED-IFF)

Conhecer mais »
Precisa de Ajuda!?
Escanear o código