A qualidade da educação nos municípios brasileiros: análise qualitativa comparativa (QCA) de variáveis que influenciam os resultados do IDEB

Resumo

A educação é direito indispensável a todo cidadão e deve, ainda, ser gratuita e acessível a todos. O município tem obrigação com a oferta e qualidade da educação básica. O IDEB foi criado para mensurar a qualidade da educação promovida pelos municípios e apontar suas fragilidades. Buscou-se nesse estudo estabelecer as relações entre algumas práticas da gestão educacional e os resultados municipais no IDEB. Visto que uma boa prática para um município não se configura da mesma forma do que para outro, pretendeu-se encontrar, dentre a diversidade de possibilidades, as combinações que demonstraram atingir bons resultados. Utilizou-se a QCA como forma de estabelecer essa relação de causalidade. A revisão da literatura apontou quatro variáveis relevantes a serem investigadas. A análise dos dados permitiu averiguar que esses fatores se apresentaram relevantes para alcançar melhores resultados no IDEB e, dentre essas variáveis, a formação docente se mostrou constante nas soluções.

Acesso à publicação

https://doi.org/10.34117/bjdv3n3-42

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